top of page
Buscar
  • Foto do escritorMurillo Gois

Duomo de Milão

Um pouco da história do Duomo de Milão


A construção do Duomo de Milão foi iniciada em 1396 e concluída em 1965, no lugar onde se anteriormente encontrava-se a Basílica de San Ambrogio desde o século V d.C até 836 quando foi acrescentada a Basílica de Santa Tecla, ambas destruídas em um incêndio em 1075. A construção desta Duomo começou sob o comando de Gian Galeazzo Visconti, com o objetivo de renovar a área e celebrar a política de expansão territorial da família Visconti.


Em 1389, o francês Nicolas de Bonaventure foi nominado arquiteto chefe e deu à Catedral características góticas marcantes. Assim, a fachada da Catedral foi revestida em mármore branco-rosa e também o topo que possui uma infinidade de pináculos e agulhas decoradas com estátuas que contemplam a cidade. Giuseppe Perego esculpiu uma estátua folheada a ouro em 1774 que se encontra no ponto mais alto da igreja, conhecida como a Madonnina, que posteriormente tornou-se um dos símbolos de Milão.



Ao contrário do que pode-se pensar, apesar da sua grande dimensão, o interior do Duomo de Milão é incrivelmente acolhedor. Não passam desapercebidas as lindas janelas de vidro colorido que representam cenas da Bíblia e refletem uma luz etérea no chão da igreja. Atualmente é possível descer a escadaria de mármore até o Tesouro do Duomo para ver e apreciar os objetos paleocristãos e romanos que ali se encontram. Também é possível subir ao terraço do duomo para admirar a espetacular vista da cidade.



A catedral continua a desempenhar sua função: é a sede da Arquidiocese de Milão e realiza regularmente atividades religiosas.


Curiosidade: a Duomo de Milão tem 45 metros de altura e só fica atrás da Catedral de Beauvais de Paris, que tem 48 metros de altura. A catedral de Milão, é uma igreja impressionante - possui cinco naves, uma central e quatro laterais, com aproximadamente quarenta pilares e também é dividida por um transepto que vai do cora até a abadia. A nave central possui 45 metros e é feita de tijolos revestidos de mármore.


Sabia que o Duomo de Milão é uma das maiores catedrais católicas do mundo? A Catedral de Milão tem 157 metros de largura, 11.700m² e capacidade para mais de 40.000 pessoas.



Muita gente não sabe, mas sob o Duomo, descendo uma escada localizada junto a entrada da catedral, ficam os restos de época romana (sec. IV) das antigas basílicas de Santa Tecla (que era a basílica usada no verão e era onde hoje é a praça) e de Santa Maria Maggiore (usada no inverno e localizada exatamente onde hoje é presente a Duomo). O espaço não é grande e a visita é rápida.



Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer este magnífico exemplo de arquitetura gótica, cheio de torres e símbolo da cidade de Milão. Para visitá-lo e evitar as longas filas quase sempre presentes à entrada, recomendamos reservar uma visita de grupo guiada ou um guia privado, que pode te guiar a subir nos esplêndidos terraços ou no ingresso para a Última Ceia e te acompanhar na descoberta do centro histórico de Milão.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page