top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Moraes

Passaporte Italiano

Depois de reconhecido italiano, com meu atto di nascità transcrito, minha Identidade e meu Codice Fiscale, posso requerer o tão sonhado passaporte vermelho? Depende.

Como assim?


1) Para cidadãos maiores de idade (genitores) que têm filhos MENORES de idade, independentemente de solicitar o passaporte para os próprios filhos, é necessária a autorização do outro genitor dos filhos menores. Isso mesmo, para você solicitar o SEU passaporte, você necessitará de uma declaração de consenso do outro genitor (a) para que possa ser emitido o seu próprio passaporte. Isso porque o governo italiano protege a criança contra abandono dos pais, ou mesmo de um deles. O formulário de autorização deve ser entregue e preenchido juntamente com outros documentos no momento do pedido da emissão e você pode baixa-lo clicando aqui.


2) Para filhos MENORES de idade: os genitores devem estar presentes munidos da documentação e formulários preenchidos, que devem ser assinado por ambos somente no ato perante presença do funcionário, os quais devem obrigatoriamente apresentar os próprios documentos de identidade originais válidos e com cópia simples. Caso algum dos genitores não esteja presente, o outro pode levar a Autorização Para Filho Menor e você pode baixa-la clicando aqui.


3) Para cidadãos maiores de idade sem filhos, o caminho é ir até a Questura Italiana onde são residentes e fazer a solitição do passaporte, para isso precisarão de:

a) Uma fotocópia da sua carta d'identità italiana; b) Pagar a taxa administrativa de € 42,50 na Posta Italiana (correios da Italia); c) Comprar a marca da bollo de € 73,50 per passaporto (em qualquer Tabbachi) d) Tirar 2 fotos em formato tessera; e) Preencher o formulário da Polizia di Stato para Richiesta di Passaporto per Maggiorenni (baixe aqui) e) Ir até o Ufficio Passaporto, na questura da região de sua residência com todos os documentos e pagamentos




51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page