top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Moraes

Codice Fiscale

Modulo editável online você pode baixar clicando aqui.



Você sabe o que é o Codice Fiscale e para que serve?


O codice fiscale identifica a pessoa física e suas relações com órgãos privados e públicos na Itália. O documento é retirado pela Agenzia delle Entrate, órgão fiscalizador dos tributos italianos, que atua como a Receita Federal da Itália. Para isso, você deve fazer a solicitação, que é isenta de impostos.


Equivalente ao CPF brasileiro, o codice fiscale é o primeiro documento para quem deseja reconhecer a cidadania italiana administrativamente e também é necessário para quem deseja abrir uma conta bancária na Itália. Isso porque para solicitar a residência e ter acesso aos servicos do Comune, você precisará obrigatoriamente do CF.


Por meio dele, o cidadão pode abrir conta bancária, fazer cadastros, obter um cartão de saúde, fazer contratos de residencias, entre outros.


Ele é formado por uma combinação alfanumérica – letras e números – de 16 dígitos, que reúne os dados do cidadão. Assim, a sequência é:


1. Os três primeiros caracteres representam as três consoantes do sobrenome. Mas, caso seja menos de 3, integra-se com vogais em primeiro lugar. Mas é preciso ter 3 caracteres;


2. O segundo bloco de três letras representam o código fiscal. Mas quando o nome possui mais do que três consoantes, usa-se o primeiro, terceiro e quarto;


3. Os dois primeiros números no codice fiscale são os dois últimos dígitos do ano de nascimento;


4. O nono caracter representa o mês de nascimento do portador do codice fiscale;

5. Os próximos dois números são o dia do nascimento;


6. os caracteres de 12 a 15 indicam o local de nascimento (do Código cidade ou do Estado estrangeiro);


7. O último caractere é alfabético e serve como um controle da Agenzia.

31 visualizações0 comentário
bottom of page