• Ana Avansini

Carteira de Motorista italiana

Conversão da CNH para a Patente de Guida Italiana


No dia 13/01/2018 entrou em vigor o acordo Brasil-Itália sobre a conversão de carteiras de motorista e desde então se torna possível solicitar a conversão da carteira de motorista brasileira para a italiana.


Quem poderá fazer a solicitação na Itália:

1) Só serão convertidas carteiras definitivas, válidas e em vigor; 2) Só serão convertidas carteiras das categorias A e B – para a obtenção de outras categorias, deverão ser realizados os exames específicos previstos na legislação do país; 3) A solicitação da conversão só poderá ser solicitada por residentes na Itália há mais de 1 ano e menos de 4 anos da data da solicitação; 4) Não poderão ser convertidas carteiras emitidas após a obtenção da residência legal na Itália. Na Itália, todo este procedimento será feito na motorizzazione (órgão responsável italiano), mediante apresentação da CNH brasileira e sua tradução juramentada.

5) Você também pode solicitar na Auto Scuola mais próxima da sua residência, apresentando a original + tradução juramentada, pagando a taxa e fazendo o exame médico na própria escola.


Documentos necessários: CNH válida + Tradução Juramentada + Exame Médico + Histórico de Residência na Itália OU Declaração de residência + Pagamento da Taxa. A nova carteira de motorista italiana ( patente de guida ) demora de 3 - 4 meses para chegar (Milão e região) e durante o período você pode recebe uma permissão para conduzir.


É obrigatório entregar a sua CNH brasileira no momento do pedido que não será devolvida, apenas substituida pela italiana.

3 visualizações