• Ana Avansini

Tessera Sanitária

Atualizado: Out 19


O que é e para que serve?


O sistema público de saúde na Italia é gratuito a todos os cidadãos residentes.


A primeira medida necessária para ter acesso ao Servizio Sanitario Nacionale (SSN) é se inscrever. Podem se inscrever todos os cidadãos italianos residentes na Italia, e também os cidadãos estrangeiros legalmente residentes (inscritos no anagrafe com permesso di soggiorno válido).


O órgão competente para a inscrição chama-se ASL – Azienda Sanitària Locale (Empresa de Saúde Local) e praticamente em todas as cidades italianas existe uma sede da ASL onde é possível efetuar esta inscrição.


Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde publicada em 2002, a Italia oferece o segundo melhor sistema de saúde pública do mundo, considerando a relação entre os custos, a eficiência nos procedimentos e o acesso à população, perdendo apenas para a França.


Além disso, a Italia está entre os países com o número mais elevado de expectativa de vida, com a média de 82,3 anos e mantém taxas abaixo da média européia em casos de morte por infarto, asma, ictus e outras tantas doenças pulmonares.


PARA SE INSCREVER NO SISTEMA PUBLICO DE SAÚDE Quem vem realizar o processo de reconhecimento, até que tenha a cidadania reconhecida, não se enquadra em nenhuma destas categorias ( nem residente, nem cidadão italiano) Assim, não é possível se inscrever no sistema de saúde até que o processo seja finalizado e você obtenha o seu reconhecimento.


Já aos cidadãos italianos reconhecidos, vamos ao passo a passo para a inscrição:

Documentos necessários:

  • Carteira de identidade italiana;

  • Comprovante de residência na Italia

  • Codice Fiscale.


Com os documentos listados acima, basta ir até a ASL da sua região.

Ao comparecer no guichê, o funcionário vai cadastrar os seus dados e te perguntará o nome do médico di base (também conhecido como medico di famiglia). Caso você não tenha indicação de nenhum médico, escolha o mais próximo à sua residência.

Após a escolha do médico, o funcionário vai imprimir uma folha com o endereço e os horários de atendimento do consultório dele, e vai imprimir também a sua tessera sanitaria provisória. Este médico te acompanhará durante a sua vida, todo e qualquer tipo de procedimento, pedido de exame ou receita será feito através dele.


TESSERA SANITÁRIA


A tessera sanitària é o documento que atesta que você é inscrito no sistema de saúde italiano e será requisitada sempre que voce for ao hospital , na farmácia para comprar medicamentos e para marcar exames e cirurgias. É válida em toda a União Européia.

Após a sua inscrição, dentro de algumas semanas, chegará na sua casa o cartão magnético, como este da figura abaixo:




Na frente dela consta o seu nome, seu sobrenome, o local e a data de nascimento, sexo e o número do codice fiscale. Na parte de trás, além da tarja magnética e do código de barras, consta a identificação do país em que foi emitida e também os dados da ASL de referência.






2 visualizações