top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Moraes

Lista di Leva Militare

Atualizado: 16 de nov. de 2021

O que é e como ajudar no meu processo de cidadania italiana?


Archivio di Stato


Os Archivi di Stato são um tipo de órgão público italiano que está presente nas capitais de cada província. Muitos possuem arquivos online, onde você pode pesquisar através do preenchimento de dados.

Estes arquivos conservam e promovem o acesso a uma rica documentação histórica, inclusive de dados de registro civil ou similares. Porém, nem todos possuem seu acervo disponível online.


Para ir diretamente aos arquivos que oferecem a pesquisa online para registros de nascimento, matrimônio e óbito, pode-se consultar este site. Na seção “trova i nomi“, é possível procurar por nome e sobrenome.



Fonte: Antenati/Beni Culturali. Reprodução apenas para fins didáticos/informativos.

Como podemos ver na imagem, há os seguintes campos para pesquisa:

  • Nome.

  • Cognome: sobrenome (tente encontrar a grafia italiana provável através do Cognomix e suas variações)

  • Tipologia di Atto: tipo de registro (nascimento, matrimônio e óbito)

  • Comune/località: local do registro

  • Anno inizio/anno fine: anos de início e fim do provável intervalo em que o fato ocorreu. Exemplo: 1850 e 1860.


LISTAS MILITARES

Se você procura um antepassado do sexo masculino ou sabe sobre algum irmão, pode consultar as "liste di leva" (no singular, lista di leva), que são listas militares italianas que registravam por comune todos os rapazes que completassem os 18 anos em um determinado período. Além das liste di leva, há outros tipos de lista, como a “lista di estrazione“, que englobava os jovens dispensados da condição de disponíveis para o serviço militar, seja por doença, restrição familiar ou emigração.

A compilação das listas era feita habitualmente por província.


Em muitos casos, elas podem ser consultadas em páginas dos Archivi di Stato ou fontes similares. Para tentar encontrar uma destas listas, vale procurar por lista di leva + “nome da província em italiano” no Google. Exemplo: lista di leva Padova.


Nestes registros, geralmente há informação do nome do rapaz, nome dos genitores, comune de nascimento e data de nascimento.


538 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page