top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Moraes

B1 para Cittadinanza

Atualizado: 14 de out. de 2023

Após as regras do Decreto Salvini para naturalização, um novo obstáculo foi colocado para milhares de brasileiros que tem o direito de se naturalizar: o certificado obrigatório de proficiência em italiano nível B1.

Aprender a língua italiana é uma delícia, e é considerada uma das mais bonitas. No Brasil existem muitos lugares onde você pode aprender o idioma, mas nem todos são recomendados pelos consulados e especialistas em italiano.


Eis aqui esse artigo, especialmente para você que está procurando um bom estabelecimento para estudar italiano e fazer sua Prova B1 para CITTADINANZA!

Onde fazer a prova B1?

Antes de recomendarmos os pontos onde você pode fazer a prova de proficiência, precisamos falar onde será feito o estudo da língua italiana. Ao público estrangeiro que deseja estudar italiano, o próprio poder administrativo separa alguns Institutos Culturais que fornecem o ensino para adultos, mediante o pagamento de uma taxa. Veja a lista abaixo com os principais centros:

Além disso, nos mesmos lugares onde você estudar, é possível fazer a prova de proficiência! Portanto, na própria instituição de ensino, você já pode ser direcionado para a prova, e consequentemente, conseguir seu certificado B1 para apresentar no seu pedido de naturalização.


Quais as diferenças entre cada certificado?

Como principais, temos, por exemplo, os Certificados de Italiano CELI e CILS, ambos são títulos que declaram o grau de competência em falar e se comunicar em italiano. A diferença da emissão é tão somente fruto da prova que foi feita:

  • Convenção CELI (Universidade para Estrangeiros de Perugia);

  • CILS (Universidade para Estrangeiros de Siena);

  • Convenção IT – ele.IT (Universidade de Estudos Roma Ter);

  • Convenção PLIDA (Sociedade Dante Alighieri).

Dessa forma, as nomenclaturas vêm muito mais vinculadas à convenção que guiou a prova do que realmente a validade da mesma. Todas as certificações são aceitas, desde que seja comprovado o nível através da Prova B1. Está pronto? Faça o simulado online com "Italiano na Prática" com o Prof. Silas Massini, veja como é estruturada a prova e se seria aprovado. A prova divide em 04 partes: Parte 1: Compreensão da leitura Parte 2: Gramática Parte 3: Compreensão de Escuta Parte 4: Prova Oral E boa sorte !





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page