top of page
Buscar
  • Foto do escritorMurillo Gois

CNH e a Patente di Guida Italiana

Atualizado: 3 de abr.


Dirigir na Itália sendo brasileiro requer atenção a certos procedimentos essenciais. Para aqueles que têm planos de morar e descobrir o país, é fundamental saber como obter a carteira de motorista italiana, pois atualmente não é mais possível trocar a CNH brasileira pela italiana.


Se você é brasileiro e possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pode dirigir na Itália por até 1 ano. Durante esse período, é necessário possuir uma tradução oficial da CNH, realizada por um tradutor juramentado ou a PID (Permissão Internacional para Dirigir).


Caso pretenda ficar na Itália por mais de um ano, será necessário solicitar residência e obter uma carteira de motorista italiana e para isso, será necessário passar pelos exames de direção exigidos no país.


Quais os requisitos para dirigir na Itália sendo brasileiro?


Para conduzir por até 1 ano na Itália, o cidadão brasileiro deve apresentar:


  • Sua CNH válida em formato físico (a versão digital não é aceita);

  • Uma tradução oficial da CNH (tradução juramentada ou PID).


Assim como na Itália, é permitido dirigir em grande parte dos países europeus com a CNH brasileira acompanhada da PID. Contudo, ambos documentos devem ser apresentados juntos.


É crucial ressaltar que conduzir qualquer veículo sem documentação adequada na Itália constitui um delito. Se um condutor for pego sem os documentos necessários, ele terá que pagar uma multa e poderá enfrentar consequências legais.


É possível trocar a carteira de motorista brasileira pela italiana?


Até janeiro de 2023, existia um acordo Brasil-Itália sobre Conversão de Carteiras de Motorista que permitia que a CNH brasileira pudesse ser trocada pela italiana e vice-versa.


Está em negociação entre os órgãos competentes brasileiro e italiano uma renovação deste acordo. No entanto, enquanto a renovação não é definida, não há acordo vigente e, portanto, não é possível realizar a conversão da CNH.


Assim, um brasileiro que deseja ficar por mais de um ano no país, deve passar pelo processo para tirar carteira de motorista na Itália. Para dirigir na Itália como brasileiro é fundamental estar ciente das regras atuais.


E como especialistas em consultoria em cidadania italiana e sua vida na Itália, podemos oferecer assistência profissional na obtenção da tradução juramentada de sua CNH, garantindo que você esteja preparado para explorar as estradas da Itália com tranquilidade e conformidade legal.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page