PROCESSOS JUDICIAIS 

Você não precisa vir à Itália para fazer o reconhecimento da cidadania italiana. Somos especializados em processos judiciais via materna e via paterna.

Através de advogados especializados, inscritos na Ordem dos Advogados na Itália do Tribunal de Roma, conseguimos fazer o pedido do reconhecimento da sua cidadania italiana por via judicial.


O que é a via judicial materna e quem pode pedir?



O que é a via judicial paterna e quem pode pedir ? 

A cidadania italiana via judicial paterna ( ou contra as filas), é o melhor caminho para quem quer enfrentar um processo rápido e tranquilo para tornar-se cidadão italiano. Com o direito assegurado pela constituição italiana, os descendentes devem obter o reconhecimento da cidadania iuris sangunis no consulado de sua circunscrição. De acordo com as disposições dos artigos 2 e 4 da lei 7 de agosto de 1990, n. 241 9D.P.R. 18 abril 1994, n. 362, é tempo de conclusão processo é de até 730 dias a partir da data de entrada do pedido. Como é notório, alguns consulados, como o do estado de SP, PR, RS e DF não conseguem reconhecer a cidadania dentro desse prazo de 02 anos, criando listas de esperas para os que buscam o reconhecimento, o que é ilegal.


Qual a vantagem de se fazer uma via judicial? 

Quando um requerente opta pela cidadania italiana via judicial, ele não precisa se deslocar até a Itália. Através da procuração, o advogado poderá resolver tudo em seu nome e você poderá acompanhar o processo online em tempo real,  através do aplicativo da justiça italiana (Giustizia Civile) disponível para o seu telefone (veja aqui). Nossos advogados e especialistas lhe darão todo o suporte, desde a busca da documentação, até o protocolo do pedido no tribunal de Roma.


√ Redução de gastos 

Você não tem gastos com passagens aéreas, aluguel, residência, deslocamento, alimentação e demais despesas em euros durante o período do reconhecimento presencial na Itália. 

√ Custo dividido 

A cidadania italiana via judicial pode ser feita num mesmo pedido por até 10 pessoas do mesmo tronco familiar. 

√ Vale a pena

O processo administrativo via consular no Brasil é o caminho mais barato, no entanto pode levar 15 anos. O processo na Itália pode se tornar mais rápido porém mais caro, além de ter que se afastar temporariamente do seu trabalho e de sua rotina no Brasil.

√ Mais segurança 

Ao fazer uma ação judicial, o reconhecimento da cidadania é feito por um juiz de direito. Sendo assim, tudo seguirá de forma lícita e com baixo risco.

Além disso, você terá suporte de um profissional especializado, que vai fazer a análise de documentos, confirmar a regularidade e admissibilidade  para ingressar com a ação.


Quais os documentos necessário?

Os documentos necessários são os mesmo utilizados para vias administrativas (presenciais na Itália) e vias consulares. A unica diferença é que você precisará emitir uma procuração que lhe fornecemos para que o advogado possa lhe representar no Tribunal de Roma e nos casos de via judicial paterna, do protocolo de pedido de reconhecimento via consulado. 

» Registro de Nascimento em original (estratto dell’atto di nascita) do antepassado italiano que deu origem ao direito à cidadania;

» Certidão negativa de naturalização (CNN);

» Certidão de nascimento de todos os descendentes em linha reta simples emitidos em formato inteiro teor digitado a menos de 01 ano

» Certidão de casamento de todos os descendentes em linha reta e simples emitidos em formato inteiro teor digitado  a menos de 01 ano 

» Certidão de óbito em inteiro teor emitidos emitidos em formato inteiro teor a menos de um ano 

» Procuração judicial

» Protocolo ou comprovante de inscrição ( em caso de via paterna ) 


Qual o prazo para me tornar cidadão italiano?

O prazo de uma via judicial varia muito, de acordo com a demanda e a fila no momento do protocolo, podendo se concluir entre 07 e 24 meses. Esse é considerado o caminho mais rápido para quem não pode morar na Itália e fazer o seu processo diretamente em um comune.

Quanto o valor do investimento no processo via judicial?

O processo de cidadania italiana via judicial varia de acordo com o numero de requerentes no mesmo pedido, faça seu orçamento personalizado.